top of page

Foco, Força e Fé na visão do Exercício Intuitivo




Que tal ressignificar as hashtags mais populares do mundo fitness? Utilizando o conceito do Exercício Intuitivo, ter foco, força e fé pode ter significados ampliados com um toque de atitudes como perseverar, acolher-se e respeitar a espiritualidade. Vamos lá revisitar cada um dos três!!!


“Quando nos fixamos numa meta, o que quer que seja relevante a esse ponto focal ganha prioridade. Focar não é apenas selecionar a coisa certa, mas também dizer *não* as coisas erradas. O foco pode ir longe demais quando dizemos *não* para as coisas certas também. A fixação obstinada numa meta se transforma em super-realização quando a categoria de “distrações” aumenta para incluir preocupações válidas de outras pessoas, suas boas ideias e informações fundamentais. Sem falar na disposição, na lealdade e na motivação delas”. Daniel Golleman, psicólogo e pesquisador.


Se seu foco é emagrecer, preste atenção, porque as vezes você pode estar perdendo grandes oportunidades de cuidar de outras dimensões da sua vida, por ter um foco único. Emagrecer pode ser uma consequência fisiologicamente natural, se assim seu corpo confiar que seja o melhor para você e para sua saúde.


Em outras palavras, ser obstinado pode fazer você adotar atitudes e comportamentos doentes e transtornados, que não respeitam a fisiologia e nem a sabedoria do seu corpo, além de “passar por cima” de valores éticos e morais.


Mantenha seu foco, sem excesso, sem perder os limites da saúde, e persevere movimentando seu corpo com doses regulares, conscientes dos pensamentos e sentimentos que estiverem presentes no momento presente.


Faça exercícios com foco no cuidado, interessado para conhecer e dialogar com gentileza o seu corpo, e curtindo o momento presente! Se você quer chegar até o topo da montanha, saiba que vale a pena curtir o caminho até lá, ao invés de correr para chegar a qualquer custo. Você pode perder maravilhosos momentos se não aproveitar a viagem até la!


Força de vontade muda tudo né? #soquenao


Ter força de vontade não é o que falta, e nem é a solução para as pessoas que possuem algum traço (ou diagnóstico) de síndromes mentais ou psiquiátricas como, por exemplo, transtornos alimentares, de ansiedade, de humor e depressão. Força de vontade não é a resposta para quem sofre com um comportamento disfuncional, ou seja, uma ação que ultrapassa os limites da saúde, mas “como todo mundo faz, eu faço também”, afinal vale a pena só para atingir o peso X, Y, Z. Esse tipo de pensamento é disfuncional, e deixa você suscetível a desenvolver problemas neurofisiológicos fundamentais para a sua saúde mental, que consequentemente, impacta na sua saúde física.


Sendo assim, se é para ter força, tenha força para acolher suas emoções, manejar seus sentimentos permitindo viver tristeza chorando e alegria sorrindo. Tenha força para falar dos seus problemas buscando a ajuda de profissional qualificados.


Pratique exercícios físicos para permitir que a força do seu ser se expanda em todo o seu corpo, para sentir a força da sua energia vital circular no seu corpo. Aproprie-se do ser humano que você é, e da força da natureza que habita em você.



Aqui fé não tem a ver com religião. Tem a ver com confiança. E o mundo fitness gosta de usar essa hashtag para lembrar de seguir no treino e na dieta confiante de que estamos fazendo a coisa certa! Será?


Na abordagem exercício intuitivo, a fé significa assumir que existe uma saúde espiritual digna de cuidado e respeito. Espiritualidade não necessariamente tem a ver com “responder a um ser maior” ou ainda com algo místico e religioso. Aqui, espiritualidade é uma dimensão da saúde que tem a ver com a confiança de que você pertence a um sistema em que o que pensa, sente, e faz impacta em você e no seu entorno. É reconhecer que sou uma unidade na humanidade, que pertenço, que sou, que existo e que antes de mim existiram outros. E que se existo hoje foi graças a muitos antepassados, que foram se unindo a cada geração.

Reconhecer que habita em mim um pouco dessa história, também é espiritualidade. E essa sensação de pertencer é algo que a meditação desperta em nós, e ajuda a reconhecer e a ser gratos. Exercitar seu corpo com essa qualidade meditativa é um pilar do #exerciciointuitivo!


Portanto, ser um praticante de exercício intuitivo é se exercitar em prol de uma saúde multidimensional, que valoriza o equilíbrio e a harmonia de aspectos físico, mental, emocional, espiritual e social.



bottom of page